segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

História da Rural

Há 30 anos a Rural deixava de ser produzida no País. Lançada em 1946, nos EUA, sob o nome de Station Wagon, o 4x4 ganhou fama por reunir virtudes como resistência de jipe e conforto de carro de passeio. Aqui a Rural começou a ser fabricada no final de 1956, pela Willys Overland, e deixou a linha de produção como modelo da Ford 21 anos depois, em 1977.
Durante esse período, o modelo, um dos primeiros utilitários do Brasil, recebeu poucas modificações visuais. A mais importante ocorreu em 1959, quando a frente e os pára-choques foram redesenhados e os vidros, dianteiro e traseiro, passaram a ser inteiriços. Depois disso, as atualizações limitaram-se a novas opções de cores, tecidos dos estofamentos e desenho das calotas.

Admiradores
Ainda hoje a Rural mantém a fama de veículo robusto e com isso reuniu uma legião de fãs.
É o caso do técnico em geologia Jairo Mendonça, de 60 anos. Ele conta que desde 1982 tem um modelo 1959 que não vende por preço nenhum. ´Já chegaram a me oferecer R$ 70 mil por ela´, diz. Mendonça diz que só sai com o carro para dar umas voltinhas pela cidade. ´Ela está toda original e chama muita atenção.´
Outro admirador da Rural é o engenheiro Edemilson Pagano, que comprou um modelo 1966 em mau estado, há 10 anos, por R$ 1.200. ´Minha intenção era ter um veículo para pescar. Mas consegui o manual do carro e comecei a pegar gosto pela coisa. Fui restaurando até que ele ficasse como novo - tem 95% de originalidade. Já o usei em pescarias, fiz trilha e rodei no dia-a-dia. Hoje essa Rural só sai da garagem nos fins de semana. E isso se não estiver chovendo´, brinca. O também engenheiro Marco Aurélio Elias da Costa comprou uma Rural 1974 há quatro anos. ´Paguei R$ 5 mil por ela. Estava em Andradas (MG) bastante ´judiada.´ Embora fora de uso, tinha todas as peças. Vim rodando com o carro até São Paulo.´ Segundo Costa, atualmente só as rodas e pneus não são originais. ´Nunca fiz trilhas, apenas passeios em estradas de terra. Hoje só uso esse carro para passear.´

1956
Modelo começa a ser feito no País com motor 2.6 de 6 cilindros, frente igual à do norte-americano e carroceria pintada de duas cores, tipo “saia-e-blusa”

1959
A carroceria foi reestilizada e ganhou vidros inteiriços na frente e atrás, novas sinaleiras traseiras, além de pára-lamas dianteiros e frente redesenhada, que seria mantida até o final de sua produção no Brasil, em 1977

1961
Modelo ganha versão picape. Opção 4x2 viria três anos depois

1968
A Willys Overland do Brasil é adquirida pela Ford

1969
A Ford-Willys anuncia 406 inovações no carro. Das principais, eixo traseiro de maior diâmetro, conhecido por “canela grossa”, e diferencial autobloqueante. Um ano depois o motor 2.6 daria lugar ao 3.0 que produz 132 cv brutos

1972
Nome do modelo muda de Rural Willys para Ford Rural e a versão 4x2 Luxo, com suspensão dianteira independente, deixa de ser produzida

1975
Com a crise do petróleo, neste ano a Rural ganhou motor Ford OHC 2300 de quatro cilindros, mais econômico, acoplado ao câmbio de quatro velocidades com relações de marchas mais curtas

1977
A SW deixa de ser feita. O jipe e a picape continuariam até 1982


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