O COMEÇO DE TUDO: A ERA AUTOLATINA
A história do VW Apollo não pode ser contada sem antes explicarmos o que foi a Autolatina. A Autolatina foi uma holding da norte-americana Ford com a alemã Volkswagen, com vistas ao mercado brasileiro e argentino.
No papel, a idéia era excelente: compartilhando estrutura, desenvolvimento e projetos as empresas poderiam ter uma linha de produtos mais completa e poderiam expandir ainda mais o seu mercado. O anúncio da holding aconteceu em 1987, mais precisamente no dia 1º de Julho.
É importante explicarmos que o que ocorreu não foi uma fusão, mas sim uma associação onde as marcas deveriam manter sua identidade própria.Este tipo de associação existe até hoje e um exemplo de seu sucesso é a PSA Peugeout / Citroen, que no Brasil produz os veículos 206 (Peugeout) e C3 (Citroen) na mesma fábrica em Rezende/RJ.
Embora anunciada em
VW Apollo (1990 - 1992)
Muitos encaram o VW Apollo como um simples clone do Ford Verona. Em partes, os que afirmam isto tem razão: o carro compartilha boa parte de seus componentes com seu primo da Ford, porém tem uma alma VW:
- O motor é o famoso AP 1.8, fabricado pela Volkswagen
- Seu câmbio possui um escalonamento mais curto do que o Ford Verona, fazendo o carro ser mais "esperto"
- Detalhes estéticos: spoiler na traseira, lanterna fumê e para-choques pintados na cor do veículo
- Suspensão: amortecedores mais firmes do que o do Ford Verona
- Bancos: modelo Recaro na versão GLS e VIP
- Volante, frisos e demais detalhes com logotipagem "VW"
Sua fabricação foi iniciada em 1990 e encerrada em 1992, sempre com o motor AP 1.8 de 95CV carburado (2 estágios na versão a gasolina e 3 estágios na versão a álcool). A motorização CHT 1.6 não foi adotada no Apollo por motivos óbvios: o apelo do Apollo era ser um cupê esportivo, fato incompatível com o motor CHT 1.6 (fabricado pela Ford e que possui como ponto forte o baixo consumo de combustível porém com desempenho muito inferior ao AP).
Seu preço, na época, era maior do que uma VW Parati ou do que o próprio Ford Verona (até 20% maior). O fator preço talvez tenha sido decisivo para o veículo não ter vendido tanto quanto se esperava.
Certos "especialistas" apontam no VW Apollo um dos motivos do fracasso da Autolatina devido ao "baixo" volume de vendas. Eu, particularmente, discordo: acho que a falta de um veículo 1.0 de bom custo benefício e a discordância entre uma plataforma nova e apenas colocar o 1.0 nos carros atuais foi o que acabou por sucatear a Autolatina.
EQUIPAMENTOS E VERSÕES
O VW Apollo possui um excelente acabamento e, em suas versões mais completas, itens de luxo para os veículos da época e que não devem em nada aos carros atuais, como ar-condicionado, direção hidráulica e teto solar.
A versão GL era a versão de entrada da linha, sendo a GLS o topo e a VIP uma série limitada, ainda mais luxuosa do que a GLS. Na GLS, destacam-se a opção pelo acabamento monocromático, isto é, com tapetes, forrações, painel e demais itens internos todos de uma cor.
Quanto as cores, podemos citar: branco, vermelho, vinho, preto, bege (dourado), prata
Existem versões preparadas com o motor AP 2.0 (adaptado de forma não tão complicada), porém o Apollo jamais foi produzido originalmente com esta motorização.
O teto solar - raro nos veículos produzidos hoje - está presente em muitos dos VW Apollo que continuam rodando e possui boa vedação: raros são os proprietários que reclamam de infiltração.
MANUTENÇÃO E DURABILIDADE
Por possuir uma mecânica Volks o VW Apollo não é um carro frágil. As suas peças relacionadas a motor são simples de serem encontradas no mercado e possuem custo similar a de outros veículos VW, como o Gol ou a Parati.
Seu calcanhar de aquiles é, sem dúvida, a suspensão: o VW Apollo possui a suspensão traseira idêntica a do Ford Verona, que por sua vez nada mais é do que a suspensão do Ford Escord, muito fraca para o peso extra do sedan.
Em geral, caso o VW Apollo seja dirigido com cuidado (evite os buracos!) e não carregue muito peso (nada de tentar quebrar recorde de pessoas dentro de um Apollo) a suspensão tem uma vida útil razoável.
Para os Apolleiros de São Paulo, uma dica é pesquisar o preço em auto-peças ou lojas especializadas, conforme nossas dicas na seção manutenção. As peças de acabamento devem ser cuidadas com carinho, pois muitas são exclusivas do carro e difíceis de se localizar (afinal, o carro ficou em linha apenas por três anos).
Não é raro encontrar um VW Apollo inteiro ou mesmo comprar um "caidinho" e reformá-lo sem gastar absurdos.
Quanto ao consumo, este depende muito do estado do motor (foi feita retífica? os componentes associados estão em bom estado? está regulado corretamente?) e da forma com que o condutor utiliza o carro.
Para o modelo a álcool podemos falar em um consumo urbano de
O MERCADO DE USADOS
Piadinha sem graça: "Você prefere um VW Apollo ou uma gripe?"
"A gripe! Pelo menos a gripe eu passo para a frente!"
Ao contrário da piadinha acima, o VW Apollo não é um mico de mercado como muitos costumam falar. Obviamente ele não é um carro de revenda tão fácil quanto um VW Gol, porém, pelo que tenho acompanhado em sites especializados na venda de carros (veja nossa seção de links) o tempo médio de venda não é superior a um mês.
Por não ser um carro visado (não possui mercado paralelo - "Roubauto") e até pela fama de "mico" o carro possui um preço atraente (mais barato que um VW Gol e quase o mesmo preço de um GM Chevette pelado!) é uma boa alternativa para quem costuma deixar o carro na rua.
É possível, em maio de 2007, encontrar VW Apollo de R$
Devido ao seu porta-malas espaçoso é comum ser adaptado GNV (gás natural) no VW Apollo. Note que caso esta seja sua opção, recomenda-se fortemente a troca das molas traseiras, devido ao peso extra que o carro irá carregar. Relatos informam que o consumo do VW Apollo é melhor do que 10km/m³, o que nos dá um custo por km rodado abaixo de R$ 0,10.
O VW Apollo paga IPVA (ainda não tem mais de 20 anos) e é difícil ser segurado pela sua idade, embora o Banco do Brasil possua uma modalidade de seguro onde o mesmo se encaixa.
RESUMO
Pontos fortes do VW Apollo:
- Motor AP 1.8
- Nível de acabamento
- Conforto: bancos confortáveis e bom nível de equipamentos
- Bom custo/benefício
Pontos fracos (é dificil achar, mas podemos citar):
comprei um recentemente e tem q ser feita uma manutenção stetica como, trocar para-choques, e algusn partes do interior do carro essas parte tambem são difideis de se encontrar?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu tenho um 91 e é ótimo, só preciso encontrar um novo para- choque dianteiro que esta muito difiçil de achar
ResponderExcluirmuito bom o seu blog, e muito boas as matérias, a gente ve q é coisa de quem sabe! parabéns!
ResponderExcluirObrigado, agradeço seu elogio, quaquer coisa me envie um e-mail que talvez publicamos aqui.
ResponderExcluirLucas Dantas.
tenho um GLS 91 mas está se ar embora tenha o motor e as mangueiras mais adiante irei fazer uma revisão, me tira uma dúvida o GLS Apollo não tem direção hidraulica?
ResponderExcluirExcelente blog... Muito bom mesmo!!!
eu comprei um recente e estou satisfeito com o carro
ResponderExcluirEu tenho um VIP 91 e "fiz" o motor fazem três meses! Não tenho o que reclamar! Ótimo acabamento, bom desempenho, confortável (Recaro de fábrica), Baixo consumo (gasolina), estilo agradável - mesmo para um carro de 20 anos de uso -, ótimo espaço interno, manutenção razoavelmente barata, itens de conforto que faltam em vários carros básicos zero quilometro. Para quem deseja um carro do dia-a-dia, primeiro automóvel ou para colecionar é uma ótima pedida!. A propósito, parabéns pelo site! é ótimo ver matérias sobre carros que podemos pagar! rsrsrs!!!
ResponderExcluirRecentemente comprei um 91, o motor tem uma resposta muito boa, sendo bastante silencioso e não trepida muito, estou precisando de um painel novo pois o mesmo foi arrombado e teve algumas partes quebradas. Peguei o carro com pintura e bancos refeitos e estou muito feliz com a compra pois paguei muito pouco por ele!
ResponderExcluirMuito bom o Blog, parabéns.
ResponderExcluirComprei um a um mês e estou satisfeito com ele, ótimo em quesito conforto. claro que como todo carro velho tem que dar um toque aqui outro ali, mas está em ótimo estado de conservação. Para quem quer comprar um carro um pouco mais barato e com potência de motor e conforto, recomendo com certeza.
Adquiri um 91 GL (ótimo carro) excelente acabamento, o único problema q posso dizer q ele tem é q quando chove, entra água dentro dele e fica encharcado debaixo do tapete. Não sei por onde entra água. Será q alguém pode me dar uma dica ? Aguardo notícias.
ResponderExcluirPessoal to fazendo um negocio num apollo estava na duvida, e lendo este blog me animei mais, pois vou pagar pouco e um computador....ele esta meio caidinho mas é só dar uma levantada nele. Conto com voces.
ResponderExcluirMuito bom o blog
Cristiano.
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ResponderExcluircarros de carreras